Especialista alerta para necessidade de manter cuidados sanitários pós-vacina

Especialista alerta para necessidade de manter cuidados sanitários pós-vacina

Por Valera Noticias – Publicado em 19/01/2021 às 13:18

A vacina não elimina cuidados especiais contra a disseminação viral. O alerta é da sanitarista Helena Lima, do Centro de Operações Emergenciais da Covid-19 (COE), que lembra que o imunizante precisa cumprir etapas antes da cidade poder se declarar livre da pandemia.

“A vacina promove a imunidade coletiva e depende de resposta imunológica individual e comunitária, que só virá após cumprimento da campanha, para que então haja uma avaliação conclusiva. Neste período, entretanto, não dá para abolir cuidados essenciais, como a manutenção do distanciamento social, evitar aglomerações, uso de máscara em locais públicos e higiene constante das mãos”, explica Helena.

A sanitarista ressalta a importância da oferta de testes diagnósticos para controlar a transmissão da infecção que, uma vez identificada, é possível ser controlada a partir do monitoramento dos casos. Para tanto, a força-tarefa de combate ao coronavírus em Salvador segue monitorando a disseminação do vírus nos bairros, tendo foco nos seis que apresentaram maior taxa de casos positivos nas últimas semanas: Brotas, Cabula VI, Imbuí, Itapuã, Pau da Lima e Pituba.

Até esta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou 24.202 testes, registrando 4.787 casos positivos e 19.415 resultados negativos para a doença nas localidades citadas. Nesta segunda-feira (18), foram realizados 750 testes, com o registro de 245 casos positivos e 505 negativos para a Covid-19



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *