Jovens entre 20 e 39 anos são os que mais se contaminam por Covid-19 no ES

Jovens entre 20 e 39 anos são os que mais se contaminam por Covid-19 no ES

Da Redação- publicado em 09/01/2021 às 15:27

Dos mais de 258 mil casos de Covid-19 confirmados pelo governo do Espírito Santo até esta quinta-feira (7), mais de 112 mil são de pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Isso significa que os jovens representam 43,3% do total de casos do estado – o maior percentual entre todas as faixas etárias.

Autoridades em Saúde alertam que, ao mesmo tempo que as festas clandestinas contribuem para elevar os índices de transmissão da doença, a demora dos jovens para buscar atendimento médico agravam os sintomas da Covid-19.

“Eu não estava conseguindo me mexer porque eu não estava conseguindo respirar. Vinha uma tosse muito forte e eu perdia o fôlego. Então, eu sei o quão foi difícil, eu sei o que é subir para a UTI e ficar três dias fazendo um tratamento super intenso, de praticamente não conseguir dormir”.

O relato é de keylla Cunha. Aos 31 anos, a especialista em marketing deixou o hospital esta semana após enfrentar um quadro grave de Covid-19, que comprometeu 50% de seus pulmões. Uma prova de que, ainda que as chances de que a doença evolua perigosamente em pessoas jovens sejam menores, elas podem acontecer.

Até o momento, de acordo com o governo estadual, 199 vidas de jovens já foram perdidas desde o início da pandemia.

Em relação aos índices de contaminação, pessoas entre 30 e 39 anos são as mais afetadas, sendo que quase 65 mil casos foram registrados.

Números altos, que se contrastam com as festas clandestinas e praias lotadas, que vêm sendo registradas no Espírito Santo, apesar dos alertas feitos pelas autoridades em saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *