Sistema de Comando de Incidente (SCI) inicia atividades no Ginásio Luís Eduardo

Sistema de Comando de Incidente (SCI) inicia atividades no Ginásio Luís Eduardo

Por: ASCOM/PMPA – Publicado em 01/04/2020

No local serão traçadas as estratégias, ações e medidas organizacionais de todas as demandas relativas ao combate ao coronavírus

O Sistema de Comando de Incidentes (SCI), instalado no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, iniciou suas atividades em uma reunião com os envolvidos. A estrutura, que agrega diversos setores para prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), funcionará 24 horas, com revezamento de equipes.

No local serão traçadas as estratégias, ações e medidas organizacionais, de todas as demandas relativas ao combate ao coronavírus. Também terá uma equipe gestora que planejará a funcionalidade nas ações do atendimento de urgência e emergência, triagem, com o apoio médicos e servidores de diversos órgãos da saúde, além da Vigilância Sanitária e da Atenção Primária.

“O municio foi o único na região a se planejar com um plano de contingenciamento, por isso estamos centralizando as decisões e informaçõe. Mesmo tendo a secretaria de saúde,  precisávamos ter algo a mais , tínhamos a necessidade de outros órgãos com a gente, como os de segurança, então criamos o Sistema de Comando de Incidentes contra o Covid-19. Se precisarmos deslocar uma ambulância para buscar um paciente com indícios do coronavírus, esse veículo vai sair daqui. Imediatamente,  a equipe já informa aos hospitais que eles irão receber esse paciente, se precisarmos ir com uma patrulha da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Exército, fica mais fácil com eles aqui dentro. Quando você tem essa logística de deslocamento, tudo fica mais fácil, a finalidade desse centro é simplesmente isso, facilitar essas ações e ter uma pronta resposta diante da necessidade emergencial. Por enquanto temos conseguido bloquear a entrada de pessoas infectadas na nossa região, se acontecer algum caso positivo em nossa cidade estamos  preparados para dar todo o atendimento que o doente venha precisar”,  ressalta o secretário de Saúde Guiarone Garibaldi.

O Tenente Coronel André Cunha falou da importância do local. “Aqui é um espaço onde vai se concentrar esforços e raciocínio lógico na tomada de decisões  e balização para otimizar as ações que serão realizadas, no combate a doença, pois essa crise está ainda no começo”.

Capitão Nailson salientou que a central é onde vai se concentrar todas as decisões  relativas a  essa pandemia que está acontecendo “A função é basicamente a de reunir todos os órgãos, secretarias,  responsáveis pelo poder decisório nas ações ao combate a essa doença. O Corpo de Bombeiros já tem algumas diretrizes próprias do nosso comandante geral, estamos atuando preventivamente, reforçando  especificamente o combate ao covid-19. Estamos auxiliando também na montagem  do sistema de comando de incidência, que é uma ferramenta em que ela traz uma certa facilidade no poder de decisão, reforçando juntamente com outros órgãos as barreiras sanitárias que estão sendo colocadas para tentar retardar a chegada do coronavírus em Paulo Afonso”.

O inspetor da Guarda Civil Municipal, Andrade, falou da atuação da GCM. “O primeiro ponto parte do princípio de que todos dependemos um do outro. No tocante a segurança pública as parcerias são fundamentais para o enfrentamento dessa pandemia. Nada mais justo do que se montar uma equipe de gerenciamento como um bem comum, estamos prestando todo apoio aos prepostos da Secretaria de Saúde  e as demais forças de segurança publica, atuando de forma efetiva nas barreiras sanitárias,então toda nosso efetivo, hoje,está voltado para esse combate”.

O encontro contou com a presença do presidente da câmara, Pedro Macário, os vereadores, Moreirão, Edilson do Hospital, alguns secretários, representantes dos demais órgãos de segurança pública, e toda equipe que irá atuar no Sistema de Comando de Incidência (SCI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *