PROSEANDO COM GIAN !!

PROSEANDO COM GIAN !!

Por: José Maria de Souza – Publicado em 18/11/2019 – às 14:30h

A escrita como expressão fiel do protagonismo histórico e como uma das diversas formas de mediação entre os homens, sendo ela uma prova testemunhal da civilidade alcançada.

Assim sendo a poesia nasce como uma necessidade de humanização das relações, em expressar o sentimento que se tem pelas coisas cotidianas a partir do que ela nos causa, nos enchendo de emoção e profunda paixão pela vida em enaltecer, evidenciar o que é louvável, admirável, grandioso e esteticamente belo.
Existe uma opinião de que a poesia funciona como uma válvula de escape. Eu, afirmo que é muito mais que isso, são sentimentos que versam sobre tudo que te inspira, é uma porção divina da sua essência, a qual pertencemos.

Nas minhas observações vejo que a juventude é naturalmente devotada a escrever os primeiros versos. Havendo uma grande preocupação com rimas, estilos, modelos etc.
Aconselho que escrevas, simplesmente escrevas, este é um exercício do sentir, do pensar, da expressão e à medida que o fizer irá encontrar razões para definir o estético, rimas, métricas, estilo, modelo, se de versos brancos), a prática é uma oportunidade à perfeição.
A palavra escrita é sua propriedade, faça uso dela e ela revelará uma emoção, uma intenção, nela existe um propósito de materialização, traz consigo uma verdade.

A poesia tem por função sensibilizar,ou seja,tocar a alma das pessoas.
A onde existe a poesia não existe a dor, o que existe é o desejo incontido de saudar a vida…

Como é saudável a sinceridade e a revelação do quanto o outro é importante na nossa vida, assim sendo, tudo se move e conspira a nosso favor. A poesia é isto, uma declaração infinita é um te amo constante.
A poesia em sua plenitude se constitui em um vigoroso empoderamento ,ela subsiste a todas as crises.
Ser poeta é se fazer poesia mesmo nos momentos mais difíceis da vida, viver a emoção, o sentimento que nos enche, nos expande e nos torna translúcidos.

A poesia também cumpre com a função da denúncia, ela é portadora da esperança, constato nas palavras do eminente Ariano Suassuna, ao dizer: Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo.

Prof.Jose Maria de Souza, Escritor Esp. em História do Nordeste e Dirigente Escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *