Bola de fogo no céu do Ceará causa tremor e dispara caça a meteorito

Bola de fogo no céu do Ceará causa tremor e dispara caça a meteorito

Da Redação-Publicado em 11/10/2020 às 14:44

Moradores da região do Maciço do Baturité, ao sul de Fortaleza (CE), relataram neste sábado (10) terem ouvido fortes barulhos, sentido tremores de terra e visto um evento luminoso no céu, que durou alguns segundos, por volta das 6h40 da manhã.

A ferramenta “Reportar Bólido” do site da Exoss, rede brasileira de monitoramento de meteoros, recebeu até agora 21 relatos de pessoas que viram o fenômeno a olho nu na região próxima ao litoral do Estado.

Imagens do satélite meteorológico GOES-16, geoestacionário a 36 mil km de altitude confirmaram um evento luminoso na região, com características de bólido. “O fenômeno luminoso é a manchinha colorida que aparece no canto superior, um pouquinho para a direita. É ali que foi registrado um evento de alta descarga de energia na atmosfera, que pode, de fato, representar a entrada de um bólido bem grande”, disse Marcelo De Cicco, astrônomo-coordenador do projeto Exoss e pesquisador do Inmetro.

O estudante de engenharia elétrica Jan Cláudio R. contou que ouviu um barulho “como de um avião quando quebra a barreira do som, porém, abafado”. Segundo ele, o fenômeno foi “rápido e muito cintilante, explodindo na metade do caminho, deixando pequeno a rastros luminosos, que foram se desfazendo e deixando uma pequena nuvem esbranquiçada”.

Já Lucas A., de Pacoti (CE), disse que “foi um som muito alto como um trovão, uma bomba ou avião caindo, tremeu a terra.”

Charles Miller lembra que “estava deitado ainda e começou um barulho muito alto cortando o céu na direção Sul-Norte. Parecia uma grande explosão ou um trovão muito longo. Houve relatos de objetos tremendo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *